Espera-se que o mercado de influenciadores seja um mercado de bilhões de dólares em breve. Com a capacidade de vários influenciadores de influenciar diferentes mercados e incentivar os usuários a fazer vendas, sua importância não pode ser exagerada.
O marketing de influência tem aumentado nos últimos anos e em breve eclipsará as campanhas de marketing de publicidade. Alguns aplicativos não oferecem assinaturas de anúncios, e o uso de bloqueadores de anúncios em dispositivos móveis e desktop é mais comum do que nunca.
Em 2019, a popular influenciadora Kylie Jenner faturou pelo menos US $ 1 milhão por postagem patrocinada em sua página do Instagram.
Você deve estar pensando que é muito dinheiro só para postar uma foto no Instagram, certo? Bem, isso é o que você ganha quando tem um número suficiente de seguidores e sabe como jogar suas cartas da maneira certa.
Outros influenciadores que alcançaram esse status semelhante incluem Cristiano Ronaldo, que atualmente é a pessoa mais seguida no mundo. Em 2016, ele aumentou drasticamente as vendas da Nike a ponto de aumentar sua margem de lucro no ano.
Este é o efeito de grande influência.
Marketing de influência 101
Agora, nem todas as empresas podem se dar ao luxo de desperdiçar centenas de milhares de dólares cada vez que têm um novo produto para lançar. Na verdade, a maioria das empresas não consegue sobreviver a isso. E isso está perfeitamente correto. Existem influenciadores para preços diferentes.
Portanto, ao escolher um influenciador, você precisa pensar sobre seu orçamento, seu produto, sua demografia e o público que seu influenciador está alcançando. Você não pode escolher um influenciador de calçados para promover seu negócio de joias.
O preço de um influenciador não tem uma fórmula definida. É uma daquelas coisas que você só precisa aprender ao longo do caminho e aprender com seus erros.
Dito isso, vamos dar uma olhada em algumas coisas que você precisa considerar ao definir o preço de um influenciador.
Antes mesmo de começar a procurar por um, a primeira coisa que você precisa fazer é descobrir o que deseja: sua visão.
Ter um objetivo final é o que molda sua estratégia de mídia social. Existem alguns objetivos comuns que as marcas têm ao encontrar um influenciador, como:
-
Conversões e vendas: envolve um influenciador apresentando seu produto de uma forma envolvente, que motivaria as pessoas a comprá-lo. Por exemplo, Ronaldo exibindo um par de tênis Nike e dizendo que isso o ajuda a atirar melhor.
-
O envolvimento do cliente
-
Criação de conteúdo: a maioria das marcas tem problemas quando se trata de criar conteúdo e criar histórias para mostrar seus produtos. É aqui que os influenciadores brilham.
Depois de decidir qual é o seu objetivo final, você pode começar a procurar um influenciador e definir um preço de acordo com o seu orçamento.
Determinando o preço do seu influenciador
Aqui estão 3 coisas que você precisa saber sobre os influenciadores de preço:
1. Número de assinantes
Este é um dos fatores mais óbvios a considerar ao escolher um influenciador. Os influenciadores variam de microinfluenciadores (1-50.000 seguidores) a celebridades de pleno direito (mais de 1.000.000 seguidores).
Em geral, quanto mais seguidores um influenciador tiver, maior será o custo. Mas escolha sua estratégia com sabedoria.
Para empresas locais, você pode obter 10 microinfluenciadores pelo mesmo preço de um macroinfluenciador. Para empresas com um alcance mais amplo, os microinfluenciadores não influenciarão tanto suas vendas devido ao seu alcance limitado.
2. Nicho de influenciadores
Saber a qual nicho seu influenciador pertence é extremamente importante ao escolher e proteger um.
Você precisa conhecer o mercado em que deseja trabalhar. Alguns nichos são mais caros que outros devido à dificuldade em atrair e converter clientes / potenciais clientes. Por exemplo, você pode encontrar facilmente influenciadores para promover sua marca de maquiagem. Mas se você precisa de um influenciador amigo dos animais de estimação que possa promover a comida de cachorro, sua tarefa fica um pouco mais difícil.
Quanto mais exclusivo for o nicho, maior será o custo de influência nesse nicho.
3. Qualidade do conteúdo
Agora, não é suficiente para o seu influenciador ter milhares de seguidores. A questão é: eles podem criar conteúdo de qualidade que ressoe com esse público? Você não quer pagar milhares de dólares e procurar por postagens abaixo do padrão que não tenham uma boa aparência ou não atendam aos padrões de sua marca.
Dê uma olhada no portfólio e no trabalho anterior para ter uma ideia do tipo de conteúdo que eles estão lançando. Eles baixam aleatoriamente ou dedicam tempo para criar corretamente uma postagem patrocinada?
O Instagram é um aplicativo baseado em fotos e vídeos, então não deveria ser uma surpresa que trabalhos de melhor qualidade levem a melhor quando se trata de conteúdo.
Uma solução para um influenciador que tem conteúdo de baixa qualidade é entregar o conteúdo que você deseja que ele promova e pagar um preço mais baixo.
4. Taxa de engajamento
Conseguir muitos seguidores é apenas metade do trabalho. Você precisa ter certeza de que esses seguidores realmente se envolvem; caso contrário, tudo será em vão.
Com o novo algoritmo do Instagram, se suas postagens não tiverem interações suficientes nas primeiras horas de postagem, elas aparecerão nos feeds de seus seguidores com menos frequência. É por isso que uma pessoa com até 50.000 seguidores terá em média cerca de 2.000 curtidas por postagem.
Para cada influenciador, verifique os compromissos por correio antes de envolvê-los. Isso lhe dará uma melhor compreensão de como avaliá-los.
5. Quantidade de postagens
Essa ainda é uma métrica experimental a ser seguida ao definir o preço de um influenciador, mas ainda assim é.
Às vezes, a quantidade é importante no Instagram. Cerca de 70% das mensagens não são vistas e por quê? Bem, por causa do algoritmo do Instagram. Embora não tenhamos certeza de como tudo funciona, o que sabemos é que mais é melhor.
Ao precificar seu influenciador, tente obter o máximo das postagens. Isso ajudará sua marca a aumentar sua visibilidade devido às maiores chances de sua marca ser vista pelos assinantes influenciadores.
Pensamentos finais
Um ponto flexível sobre marketing de influenciador é que você sempre pode negociar. Negocie com esse influenciador que tem muitos seguidores, mas poucos engajamentos. Negocie com esse influenciador que atua em um nicho supersaturado. E até mesmo negociar com esse microinfluenciador que tem pouco menos de 4.000 assinantes.
Você nem sempre tem que pechinchar por dinheiro. Alguns influenciadores estão dispostos a colaborar para outras formas de compensação. Alguns ficariam felizes com o show e alguns podem, pelos produtos gratuitos.
Considere todos esses fatores ao definir o preço de um influenciador e você está pronto para começar.
[ad_2]